Adultos também precisam ter cartão de vacinação atualizado

0

É comum que na fase adulta as pessoas esqueçam ou não saibam a importância da vacinação. Mas, estar com a caderneta de vacinação em dia é importante em qualquer fase da vida. A imunização além de proteger a pessoa contra diversos tipos de doenças, inclusive graves, também é importante para os demais, pois quem não está vacinado pode se tornar um transmissor de doenças, principalmente, para as crianças, que são mais vulneráveis.


Segundo o Ministério da Saúde, são disponibilizadas 19 vacinas para mais de 20 doenças, e o calendário nacional de vacinação contempla crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas.


Além da vacinação, também é recomendado fazer um controle da saúde, verificando por meio de exames de sangue, se está protegido contra doenças.

Confira as principais vacinas que devem ser tomadas pelos adultos:


Hepatite B – são necessárias três doses para quem não tomou durante a infância ou nunca teve a doença. Deve-se tomar a segunda dose um mês após a primeira; e a terceira, seis meses após a segunda.


Tríplice viral (SRC) – protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A dose é única e é contraindicada para gestantes e pessoas com imunidade comprometida.
Dupla adulto (dt) – protege contra difteria e tétano. É necessário tomar uma dose a cada dez anos.

Febre amarela – a vacinação deve ser feita uma vez a cada dez anos. É indicada somente para quem reside ou para quem vai viajar para lugares onde o risco da doença é alto. Ela é contraindicada para gestantes e mulheres que estiverem amamentando. Fonte: Folha Vitória

Campartilhe.

Deixe Um Comentário