Campos dos Goytacazes, RJ, confirma mais 144 casos e quatro mortes por Covid-19 nesta sexta-feira

0

Já são 248 mortes confirmadas desde o início da pandemia.

O Departamento de Vigilância em Saúde de Campos divulgou no boletim desta sexta-feira (14) 144 novos casos de Covid-19 e quatro mortes: três homens de 80 e 87 anos (ambos com comorbidades) e 36 anos (sem comorbidades) e uma mulher de 65 anos (com comorbidades). Ao todo, o município contabiliza 3.716 casos do novo coronavírus, sendo 2.704 recuperados e 248 óbitos confirmados.

Ainda segundo dados da Vigilância em Saúde, são 3.244 casos descartados. Entre os casos investigados, 9.508 tratam-se de Síndrome Gripal (SG) e 161 de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Desde o início do mês de agosto, a Vigilância em Saúde informou que vem realizando treinamentos com equipes de laboratórios do município para adequações necessárias relativas ao uso da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).

A medida atende a uma determinação do Ministério da Saúde que através da Portaria Nº 1.792, tornou obrigatória para laboratórios (rede pública, rede privada, universitários e quaisquer outros, em todo território nacional) a notificação de todos os resultados de testes diagnóstico para detecção da Covid-19.

Assim, a notificação deve ser realizada no prazo de até 24 horas a partir do resultado do teste, mediante registro e transmissão de informações na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).

Deverão ser notificados ao Ministério da Saúde todos os resultados de testes diagnóstico realizados, sejam positivos, negativos, inconclusivos e correlatos, em qualquer que seja a metodologia de testagem utilizada. Os resultados de exames laboratoriais feitos pelos laboratórios privados devem ser disponibilizados para os gestores locais do Sistema Único de Saúde (SUS) para atualização e conclusão da investigação.

O treinamento e o início da notificação no prazo estipulado pelo MS alteraram nos últimos dias o volume de casos confirmados e comunicados no boletim do coronavírus produzido diariamente pela Superintendência de Comunicação.

As pessoas que apresentarem sintomas do novo coronavírus – tosse, febre, cansaço e dificuldade para respirar (em casos graves) – devem buscar orientação junto à Central 192.

BOLETIM CORONAVÍRUS – 14/08/2020

Confirmados – 3.716
Recuperados – 2.704
Descartados – 3.244
Óbitos: 248 (248 confirmados + 0 investigados)
Síndrome Gripal (SG) – 9.508
Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) – 161

Fonte: Terceira Via

Campartilhe.

Comentários desativados.