CECIERJ oferece cursos gratuitos para professores da Educação Superior sobre ensino remoto e gravação de videoaulas

0

São quatro cursos gratuitos e online que vão auxiliar os professores a encarar esse desafio do ensino mediado por tecnologia.

A pandemia da Covid-19 provocou mudanças significativas em nossa sociedade e uma das áreas mais afetadas foi a Educação. As aulas presenciais foram suspensas em todo o mundo e, no Brasil, as redes de ensino, tanto pública quanto privada, usaram métodos diferentes para manter o aprendizado, como o ensino remoto. Pensando nessa nova realidade, a Fundação Cecierj, que atua há mais de 20 anos no desenvolvimento da educação a distância no Estado do Rio de Janeiro, preparou o projeto “Contribuições Cecierj para o ensino Remoto”. São quatro cursos gratuitos e online que vão auxiliar os professores das instituições de Ensino Superior a encarar esse desafio do ensino mediado por tecnologia. O primeiro curso ‘Ensino remoto: por onde começar?’ já está com inscrições abertas e devem ser feitas no site da Fundação Cecierj cecierj.edu.br/extensao/.

“Oferecer esses cursos faz parte de um trabalho que a Fundação Cecierj vem realizando como planejamento para o 2º semestre e, a depender da avaliação das autoridades de Saúde, muitas atividades ainda acontecerão virtualmente. Identificamos que muitos professores tiveram dificuldades com a migração do ensino presencial para o remoto e elaboramos esse projeto. Queremos, com essa iniciativa, superar este momento delicado ao lado dos professores e colaborar com estratégias para o ensino remoto, que se tornou alternativa para a não interrupção das atividades acadêmicas”, explica o vice-presidente de Educação Superior a Distância da Fundação Cecierj, professor Glaucio José Marafon.

Para auxiliar os docentes no desenvolvimento do ensino remoto, o conteúdo dos cursos passa pela compreensão das mudanças em relação às aulas presenciais, refletir sobre as escolhas didáticas necessárias para iniciar o processo, discutir as limitações e vantagens do uso das tecnologias e compreender as funções das principais ferramentas tecnológicas disponíveis para o ensino remoto. Além dos cursos, a iniciativa vai disponibilizar o acesso aos diversos recursos educacionais, como vídeos, podcasts e materiais didáticos.

Professor da Fundação Cecierj e coordenador do projeto, Daniel Salvador acredita que o mais importante nesse momento é oferecer uma visão abrangente e, ao mesmo tempo, prática das possibilidades tecnológicas e didáticas já disponíveis ao professor universitário para realizar o ensino remoto. “O ‘Contribuições Cecierj para o Ensino Remoto‘ parte da necessidade de auxiliar o professor no uso de ferramentas que possibilitam o ensino-aprendizagem mediado por tecnologias. O apoio didático e tecnológico ao docente da Educação Superior, nessa adaptação ao ensino remoto, é fator crucial para manter a qualidade da formação acadêmica no país. Nós da Fundação Cecierj conhecemos quais são as transformações e ferramentas necessárias a essa adaptação e queremos apoiar as iniciativas de ensino remoto que já estão em andamento ou começarão em breve nas universidades fluminenses”, destaca.

Veja mais informações sobre os cursos online:

Curso 1 – Ensino remoto: por onde começar?

O curso oferece a fundamentação e as noções básicas sobre o processo de transposição das aulas presenciais para o ensino mediado por tecnologia, ajudando na construção de propostas de ensino remoto emergencial para o Ensino Superior.

Inscrições abertas: 15/07/2020

Período do curso: 03/08/20 a 17/08/2020

Curso 2 – Ensino presencial virtualizado: aulas remotas em tempo real

O curso apresenta as funcionalidades das principais tecnologias para realização de aulas e atividades online em tempo real, além de compartilhar algumas indicações didáticas para promover maior interação dos estudantes durante aulas virtuais.

Inscrições abertas: 22/07/2020

Período do curso: 10/08/20 a 24/08/2020

Curso 3 – Ambientes virtuais de aprendizagem: explorando a interação online

O curso apresenta diversas possibilidades e ferramentas disponíveis para criação e utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem para o ensino superior. Com esse conjunto de tecnologias, o professor poderá planejar e ministrar aulas através do ensino remoto.

Inscrições abertas: 29/07/2020

Período do curso: 17/08/20 a 31/08/2020

Curso 4 – Roteiro, câmera e ação – como gravar sua videoaula

O curso aborda a criação não profissional de videoaula para suporte ao ensino remoto e apresenta as características da produção de roteiros, além de oferecer exercícios para treinamento de postura e imposição vocal e dicas práticas de autogravação.

Inscrições abertas: 29/07/2020

Período do curso: 17/08/20 a 31/08/2020

Fonte: Fundação Cecierj

Campartilhe.

Comentários desativados.