Chuva deixa 300 desabrigados e desalojados em Bom Jesus do Itabapoana, no RJ

0

Famílias estão em quatro escolas de Bom Jesus. Segundo a Defesa Civil, rios podem transbordar afetando Laje do Muriaé, Itaperuna e Cardoso Moreira de sexta (24) para sábado (25).

Já chega a 300 o número de pessoas desabrigadas e desalojadas em Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste do Estado do Rio, que amanheceu debaixo d’água nesta sexta-feira (24) por conta das fortes chuvas que atingem a região desde quinta (23).

A Defesa Civil emitiu alerta de transbordo de rios de sexta (24) para sábado (25) para cidades como Cardoso Moreira, Itaperuna e Laje do Muriaé.

Em Bom Jesus, as famílias foram encaminhadas para quatro escolas depois que o rio Itabapoana ultrapassou a cota de transbordo de 2,20m durante madrugada.

Segundo o Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea), de quinta-feira (23) para sexta choveu cerca de 115 milímetros no município em 24 horas e o rio está enchendo numa velocidade de 10 centímetros por hora.

Na última medicação, na tarde desta sexta, o nível da água chegou a 4,10m. E a tendência, segundo a Defesa Civil, é que o rio continue subindo.

“O rio recebe águas vindas de Minas e Espírito Santo e isso impacta diretamente para que transborde\\”, explicou o Ten. Cel. Joelson Oliveira, Coordenador da Defesa Civil Estadual Norte.

Outra preocupação dos moradores de Bom Jesus também é com a distribuição da água. Durante a tarde, a Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae) cortou o fornecimento de água para não comprometer a estação de tratamento.

Nas redes sociais, o prefeito do município, Roberto Tatu, chegou a postar que a Companhia iria cortar o abastecimento de água por risco de contaminação.

“Eu recebo a informação de que a Cedae vai covardemente cortar o abastecimento de água. Quero deixar esse alerta à população de Bom Jesus que economize água”, disse o Prefeito.

Alerta de cheia
Segundo o coordenador geral da Defesa Civil, as cidades de Itaperuna e Bom Jesus já estão com os rios em estágio de alerta. Em Laje do Muriaé e Itaperuna, o rio Muriaé deve transbordar entre 20h e meia-noite desta sexta (24).

Em Cardoso Moreira, o rio Muriaé deve transbordar durante a madrugada deste sábado (25).

Em Porciúncula, o rio Carangola já ultrapassou a quota de transbordo, que é de 5,20 m. Na última medição, feita durante a tarde, o nível era de 6,05m. Bairros próximos ao rio já estão inundados.

E em Campos dos Goytacazes a situação está normalizada já que na última medição, realizada na tarde desta sexta, a quota era de 6,49m e a quota de transbordo é de 10,40m.

O rio Paraíba do Sul deve receber água do Muriaé durante a madrugada deste sábado (25) e ultrapassar os sete metros.

A Defesa Civil só entra em alerta, após a quota de dez metros ser ultrapassada. O bairro de Três Vendas está sendo monitorado constantemente, segundo informa o órgão. Fonte: G1

Campartilhe.

Comentários desativados.