Chuva perde intensidade sobre o estado do RJ nesse fim de semana

0

A população Fluminense vem enfrentando chuvas volumosas e de forma generalizada desde o inicio dessa semana, isso aconteceu a partir do momento em que uma frente fria associada a um sistema de baixa pressão em alto-mar passaram na altura da costa Fluminense, isso acabou gerando uma Zona de Convergência do Atlântico Sul, por isso tanta chuva nos últimos dias.


A chuva perde intensidade nesse final de semana, mas isso não quer dizer que ela para por completo.

Sexta-feira (14/02)

Essa sexta-feira ainda deve amanhecer com o tempo predominantemente nublado e com risco de chuva de fraca a moderada intensidade em pontos isolados, principalmente no Centro-Norte do Fluminense, entre o final da manhã e inicio da tarde as áreas de instabilidades perdem intensidade e mesmo com variação de nebulosidade o sol volta a aparecer com mais força sobre o estado do RJ ao longo de vários períodos do dia.

Essa diminuição da chuva se da ao avanço de um anticiclone em níveis médios da atmosfera, ele se deslocará para o Centro-Oeste do Brasil, apesar de não avançar sobre o estado do RJ esse sistema irá contribuir para a desconfiguração da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) sobre o estado do RJ.


Sem a ZCAS a chuva perde intensidade sobre o estado do RJ, mas atenção, ela não vai parar por completo… Com o calor e alta umidade ainda disponíveis sobre o estado há o risco para o retorno dos temporais entre tarde e noite.

Essa chuva vem na forma de pancadas que não são tão generalizadas, onde ela cair pode ser pontualmente volumosa, acompanhada de raios e rajadas de vento! Esses temporais podem ocorrer em qualquer área do estado, porém as chances maiores de acontecer são no médio Paraíba Fluminense, região Serrana, Norte e Noroeste do Estado.

Temperaturas

De adeus as temperaturas amenas desses ultimos dias, com o Sol voltando a aparecer um pouco mais nessa sexta-feira o ar volta a ficar abafado sobre o nosso estado, com máximas na casa dos 28 graus.

Sábado (15/02) e Domingo (16/02)

No Sábado e Domingo a nebulosidade diminui mais um pouco e o Sol consegue sair com mais força, em ambos os dias as máximas voltam a ficar na casa dos 30 graus em todas as regiões do estado, exceto a região Serrana.

Pancadas de chuva que podem ser fortes

Tanto no Sábado quando no Domingo os Jatos de Baixos Níveis ainda vão trazer ar úmido e quente do interior do Brasil, isso vai alimentar as áreas de instabilidades que ainda restaram por aqui, por isso a partir da tarde e noite está previsto o retorno dos temporais, essa chuva não será tão generalizada, mas onde cair ela cair poderá ser volumosa, acompanhada de raios, rajadas de vento e não se descarta uma pequena chance de queda de granizo em pontos mais isolados.

Como o solo está muito encharcado e os rios muito cheios qualquer chuva volumosa mesmo que isolada pode representar riscos para a população. Fontes: CPTEC/INMET

Campartilhe.

Deixe Um Comentário