Com quatro casos suspeitos do covid-19, Santo Antônio de Pádua, RJ, deve manter apenas serviços essenciais ativos

0

A Coordenadoria do Covid19, gabinete criado através de decreto pelo prefeito de Santo Antônio de Pádua Josias Quintal, recomendou nesta quarta-feira (18), o endurecimento das medidas preventivas que possam conter a disseminação da doença, que registra quatro casos suspeitos na cidade. Entre elas, está a suspensão por tempo indeterminado de todos os serviços públicos atinentes à municipalidade, se mantendo apenas os de saúde, considerados essenciais.

Em relação aos médicos, enfermeiros e técnicos/auxiliares de enfermagem vinculados à Estratégia de Saúde da Família, deverão os mesmos atuar nas dependências do Hospital Municipal Hélio de Oliveira, ficando a cargo da direção clínica o escalonamento do horário de trabalho. 

Os munícipes serão recepcionados na varanda do Hospital Municipal Hélio Montezano, acrescentando desde já que o atendimento será apenas urgência e emergência, SEM ATENDIMENTO AMBULATORIAL.

Recomendação para suspensão de viagens em veículos coletivos destinados a passeios turísticos e para fins comerciais, principalmente com destino a municípios e estados com casos confirmados de Coronavírus.

As farmácias deverão funcionar em regime de plantão, recomendando-se o atendimento ao público do lado externo, respeitando-se distância mínima de um metro entre cada pessoa, com funcionários portando luvas, máscara e avental para sua proteção.

Recomenda-se ainda aos líderes religiosos, que restringem suas atividades rotineiras, se possível, suspendendo as mesmas e orientando à sua comunidade quanto a medidas preventivas amplamente divulgadas pela mídia e órgãos oficias, para inibir o contágio do Coronavírus.

Para supermercados e demais locais que comercializem alimentos e insumos, recomenda-se atendimento restrito a fim de evitar aglomeração de pessoas, respeitando-se uma pessoa por metro quadrado em seu ambiente interno.

Recomendação especial aos cidadãos recém-chegados de viagens nacionais e internacionais onde existam casos confirmados de Coronavírus, que permanecem em isolamento domiciliar, inclusive os bens pessoais, por 14 (catorze) dias e que entrem em contato através do telefone 192 para informações e maiores esclarecimentos.

Deverão ser suspensos por quinze dias, jogos de futebol e demais eventos desportivos; Shows, sessões de cinema e de teatro; Eventos em salão ou casa de festas, como aniversários; Feiras; Eventos científicos; Visitação a unidades prisionais; Visitação a pacientes diagnosticados com o Covid-19.

Nos transportes, haverá redução de 50% da frota e ônibus e demais meios de transporte coletivo; além de se recomendar restringir a 30% a lotação em bares, restaurantes e lanchonetes, com normalidade de entrega e retirada de alimentos no próprio estabelecimento; Restringir a hóspedes o funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes no interior de hotéis e pousadas; Restringir o funcionamento de academias de ginásticas; Restringir o funcionamento de centros comerciais, exceto supermercados, farmácias e serviços de saúde, devendo os mesmos seguir orientações supracitadas.

Bares, restaurantes e lanchonetes devem observar a restrição da lotação e reduzir em 30% o horário de funcionamento. Fonte: Ascom

Campartilhe.

Comentários desativados.