Defesa Civil e Corpo de Bombeiros seguem com ações no Noroeste do Estado

0

O Corpo de Bombeiros emitiu nota na tarde desta segunda-feira (27/01).

É importante ressaltar que à Defesa Civil Estadual (Sedec-RJ) cabem ações de apoio aos municípios em ocorrências que extrapolam a capacidade de resposta dos mesmos. A atuação da secretaria inclui consultoria técnica, orientação de preenchimento de documentação para decretação de situação de emergência e coordenação em eventos de repercussão intermunicipal.

Nesta segunda-feira (27/01), cerca de 40 agentes da Sedec-RJ seguem atuando in loco na gestão de desastres na Região Norte/Noroeste, com apoio de viaturas recém adquiridas com recursos da Taxa de Incêndio. A secretaria realiza distribuição de água e de material de ajuda humanitária para desalojados e desabrigados – colchões e kits dormitórios com lençol, cobertor, travesseiro e fronha. Até o momento, foi registrado um óbito e um desaparecimento.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) auxilia as ações da Sedec-RJ na região com cerca de 100 bombeiros militares, viaturas, embarcações, helicópteros, barracas de camping, coletes, lanternas, cordas para salvamento de pessoas, entre outros equipamentos.

A Defesa Civil Estadual, por meio do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), segue monitorando as condições meteorológicas e os índices pluviométricos da região. Os níveis dos rios Pomba, Muriaé e Carangola e Itabapoana estão baixando. Ainda inspira preocupação a situação dos leitos em Italva e Cardoso Moreira.

Para detalhamento de ocorrências nas cidades, sugerimos checar diretamente com as defesas civis municipais. Números de desalojados e desabrigados são contabilizados e gerenciados pelas prefeituras. Fonte: Ascom

Campartilhe.

Comentários desativados.