#FakeNews: Coordenador da Defesa Civil do Norte/Noroeste do RJ desmente a abertura de comportas e diz que não há represa de contenção com esse sistema na região e divisa

0

Falsas notícias que circulam pelas redes sociais apontam para a abertura de comportas em Tombos, MG, e assustam moradores de diversas cidades que associam o boato com a chegada de enxurradas e desastres que ocorreriam caso fosse verdadeira a informação. O que é mentira. O fato foi desmentido nesta sexta-feira, 24, pelo coordenador Regional de Defesa Civil da Região Norte/Noroeste do estado do RJ, coronel BM Joelson de Oliveira durante entrevista a equipe de jornalismo do site Destaques LRB.

‘Não há nenhuma represa de contenção na nossa região e na divisa que use esse sistema de comportas. Todos os represamentos nos afluentes mineiros nessa área são de lâminas d’água, ou seja, o que vier a mais no fluxo seguirá o curso normal dos rios’, explica o coordenador.

Coronel BM Joelson destaca para a possibilidade de inundação em Itaperuna até a próxima madrugada e explica o motivo das equipes de defesa civil dos municípios estarem com equipes em plantão 24 horas. ‘Chegará a Itaperuna um grande volume de água de outras cidades oriunda dos rios Carangola e Muriaé devido as fortes chuvas dos dois últimos dias e principalmente da noite de ontem (quinta) que elevou os níveis nesses rios. Por isso, é aguardado o início da inundação em Itaperuna entre a noite de hoje (24) e a madrugada (25)’.

A circulação de fake news, com mais frequência nessa época de fortes chuvas e alagamentos redobra a importância das pessoas não repassarem informações sem as devidas fontes oficiais e a real checagem dos fatos.

‘Essa falsa história que envolve abertura de comportas ocasionando o risco de enxurradas nas regiões Norte e Noroeste fluminenses é antiga. Infelizmente, isso se repete e deixa a população em desespero, mas não passa de boato’, salienta o coordenador regional da Defesa Civil no interior do RJ.

A orientação do órgão é para que os moradores de área de encosta busquem a casa de um amigo ou parente. Se não houver essa possibilidade, acionem as Defesas Civis para elas providenciarem abrigo público. Em caso de emergência ligue 199 ou 193.

*Da Redação Destaques LRB e foto: reprodução

Em Itaperuna, RJ, pontos de abrigos disponibilizados pela prefeitura municipal
Defesa Civil de Santo Antônio de Pádua, no noroeste fluminense
Alerta da Defesa Cívil Municipal, em Itaperuna, RJ
Defesa Civil de Bom Jesus do Itabapoana, RJ
Campartilhe.

Comentários desativados.