Feira do Livro em Varre-Sai envolve alunos no mundo da Literatura

0

No local onde é realizado semanalmente a Feira dos Produtores Rurais, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Varre-Sai realizou na quinta-feira (29/08), a Feira do Livro que é uma culminância do Projeto Piquenique de Leitura, desenvolvido desde o início do ano letivo pela Secretaria em todas as escolas municipais de Varre-Sai.

O Piquenique de Leitura procura trabalhar diversos escritores brasileiros como Pedro Bandeira, Monteiro Lobato, Ziraldo, Maurício de Sousa, entre outros. Cada escola trabalha com um escritor específico, desenvolvendo ações como dramatizações, artes, teatro e as mais diversas formas de leituras e escritas, tendo sempre o autor como referência.

De acordo com a Lei 764/2015 que contempla uma feira de troca de livros em Varre-Sai, o calendário anual de eventos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura prevê a realização da Feira do Livro.

O prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini, realizou a abertura do evento ao lado da secretária municipal de Educação e Cultura de Varre-Sai, Fátima Pimentel.

“Parabenizo a secretária Fátima Pimentel, aos professores e todos os envolvidos nesse evento, principalmente aos alunos porque estão mostrando a face de nosso município. Varre-Sai é uma terra tradicionalmente culta e esse trabalho com as crianças é de fundamental importância para sua formação educacional, pois elas serão os futuros dirigentes de nosso município”, afirmou o prefeito.

Durante o evento foi lançada a Geloteca que é uma geladeira cheia de livros que ficará em locais onde a comunidade tenha acesso, incentivando assim, as pessoas a serem cooperativas e emprestar livros para outras, além de doações.

Durante a Feira, todas as escolas puderam expor os trabalhos realizados com as crianças Foram apresentadas atividades como dramatizações, coral, dança, musicais, poema em libras, encenações, oficina de tinta, oficina de artesanato, sorteio de brindes, estande de sebo para troca de livros.

E ainda homenagem à pequena escritora de Varre-Sai, Gabriela da Silva Lima Miranda de Sousa, autora do livro “O jacaré José”, entre outros.

“É muito bom ser homenageada na Feira do Livro. Gostei muito de ter participado do concurso de poesia. Acho que essa homenagem ajuda a incentivar outras crianças a iniciarem no mundo da Literatura. A leitura ajuda as crianças a escreverem melhor”, afirmou a pequena escritora.

A secretária de Educação e Cultura, Fátima Pimentel, agradeceu o empenho dos servidores da Educação e as parcerias para a realização do evento.

“Estou imensamente grata a todos vocês que se empenharam com amor nesse trabalho junto às crianças. Hoje temos a honra de realizar um evento de cunho literário muito importante para o crescimento de nosso município. Contamos com a presença de nossa escritora Gabriela com seu livro digital que serve de inspiração para professores e alunos e muitas apresentações culturais, arte e literatura. Fico feliz em lançar as Gelotecas que possuem muito conhecimento e também promovem a sustentabilidade, pois reaproveitamos o que poderia ser descartado de forma inadequada. Agradeço à Gisele Campbell pela doação de geladeiras ao Dr Ricardo e Joquebede que doaram livros e todos os outros doadores”, disse a secretária.

Além das escolas municipais, a Feira contou com a participação dos alunos do 3º ano do Curso Normal do Ciep Dr Miguel Couto Filho, da professora Isabel Celebrini (Leituras e personagens), além da parceria com o Programa Novo Mais Educação e Novo Mais Alfabetização , com várias apresentações e Folia de Reis.

E os alunos se divertiram na Feira. Como Janaína de Oliveira Ferreira, de 11 anos, da Escola Municipal Alto Ventania.

“Estou achando legal a Feira de Livros. Gostei de tudo, das poesias, dos livros e da ornamentação”, disse.

Já a aluna da Escola Municipal Cruz da Ana, Luana Prevatto Campos, de 11 anos, realizava explicações ao público presente sobre o livro “ A menina bonita com laço de fita”, da escritora Ana Maria Machado.

“Estamos apresentando as histórias de Ana Maria Machado e alguns projetos. Estamos contando também a história do livro “ A menina bonita com laço de fita” e estamos aprendendo muito e transmitir essa história para os outros é muito bom”, concluiu a aluna. Fonte: ASCOM PMVS

Campartilhe.

Comentários desativados.