Hemocentro regional de Campos dos Goytacazes, no RJ, continua com baixo estoque de sangue e espera doadores neste fim de ano

0

Hemocentro estará realizando atendimento para doações, todos os dias das 7h às 18h

Com a chegada das férias e dos feriados prolongados pelas festas de final de ano, o Hemocentro regional de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, necessita de uma maior demanda de doações quando comparado aos períodos normais.

Nesse período em que a necessidade de transfusões é maior, o Hemocentro estará realizando atendimento para doações, todos os dias das 7h às 18h, com exceção dos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2020, em que o banco de sangue funcionará das 7h às 14h.

O objetivo é minimizar a redução do estoque de bolsas que ocorre habitualmente nessa época. Em outubro foram feitas 1.030 doações e, em novembro, este número caiu para 920. A assistente social do Hemocentro, Cristiane Barros, reforça a necessidade de doação nesses dias, inclusive na véspera do Ano Novo, para oferecer uma maior garantia de sangue para o atendimento a urgências e emergências.

“ A necessidade de transfusões é maior em decorrência dos acidentes automobilísticos e violência urbana. Por isso é extremamente importante que a população auxilie”- afirmou.

Requisitos para doação – A doação de sangue deve ser realizada com intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para as mulheres. Assim, é possível doar sangue até quatro vezes por ano para os homens e três para as mulheres. Os intervalos são diferentes devido à reposição dos estoques de ferro, que nas mulheres é mais demorada por conta das perdas durante os ciclos menstruais.

Pessoas saudáveis, com idade entre 16 e 60 anos, ou até 69 anos (caso tenham doado antes dos 60 anos de idade) e peso acima de 50 quilos podem doar sangue, bastando comparecer ao hemocentro munido de documento original com foto. Para doar, é necessário estar descansado e não ter praticado atividades físicas intensas pelo menos cinco horas antes. Em relação à alimentação, é preciso estar bem nutrido, com refeições leves e sem gordura nas 3 horas anteriores à doação de sangue. Fonte: Supcom

Campartilhe.

Comentários desativados.