Nível do Rio Muriaé, em Itaperuna, RJ, deve passar a subir 7 cm por hora durante a madrugada. Previsão da Defesa Civil é de chegada das águas com mais força.

0

As cheias ocasionadas pelas chuvas em cidades mineiras que afetam diretamente o nível do rio em Itaperuna, devem demorar cerca de 24h a 48h para chegarem ao município, de acordo com coronel BM Joelson.

As fortes chuvas que atingem o interior do estado do Rio de Janeiro devem continuar até pelo menos terça-feira, 03, e a previsão da Defesa Civil estadual é de que os registros de inundações sejam mais intensos em municípios como Itaperuna.

O coordenador da Defesa Civil do Norte/Noroeste Fluminense, coronel BM Joelson de Oliveira, explicou à equipe de jornalismo do site Destaques LRB que as chuvas que ocorreram na Região neste domingo, 01, principalmente em Laje do Muriaé, RJ, deverão elevar o nível do rio em Itaperuna já durante a madrugada de segunda-feira, 02. O estimado é que chegue a velocidade de subida de 7 cm por hora e registre um aumento significativo no nível.

Já as cheias ocasionadas pelas chuvas em Carangola e Muriaé, cidades mineiras que afetam diretamente o nível do rio Muriaé, em Itaperuna, devem demorar cerca de 24h a 48h para chegarem ao município.

A Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria de Defesa Civil, determinou o retorno do nível vermelho (estágio de alarme) no monitoramento do nível do Rio Muriaé. No início da noite desse domingo (01), foi registrado 4,24 metros na medição das 19h15min, ultrapassando a cota de transbordo (que é de 4,20 metros). O risco de deslizamento de encostas (queda de barrancos) continua alto.

A Defesa Civil orienta a população ribeirinha e aos que residem em edificações situadas sob ou sobre taludes (barrancos) que protejam seus documentos e pertences pessoais, colocando-os em local seguro; levantem móveis e eletrodomésticos e busquem alojamento com parentes ou conhecidos, acionando o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil pelas linhas 199 ou (22) 3824-6334 caso notem qualquer alteração estrutural em suas casas.

*Da Redação Destaques LRB

Campartilhe.

Comentários desativados.