O que é vitamina D?

0

Elas podem ser adquiridas através de suplementos alimentares, alimentos que contenham o nutriente ou através da luz solar.

Considerada um nutriente essencial lipossolúvel, a vitamina possui duas formas: vitamina D2, também conhecida como egocalciferol, e a Vitamina D3, conhecida como colecalficerol.
Elas podem ser adquiridas através de suplementos alimentares, alimentos que contenham o nutriente ou através da luz solar.
Para que serve a vitamina D no nosso organismo?
O nutriente é extremamente importante para o bom funcionamento do organismo porque é ele quem garante que os ossos e os dentes permaneçam fortes, além de garantir a boa saúde cardíaca.
A vitamina D é responsável por regular a concentração de fósforo e cálcio no sangue.

Além disso, ela ainda está ligada com a homeostase de inúmeros outros processos celulares, como modulação de autoimunidade, síntese de interleucinas inflamatórias e regulação dos processos de multiplicação e diferenciação celular.
A quantidade de vitamina D no sangue possui influência direta no desenvolvimento atlético e na composição corporal.
Pesquisas indicaram que indivíduos que contam com um nível baixo dessa vitamina no sangue possuem maior porcentagem de gordura no corpo e também menor desempenho de força.

Vitamina D e ossos
A vitamina auxilia a regular a quantidade de fósforo e cálcio no organismo. Assim, aumentando a absorção deles e tendo papel importante na saúde dos ossos e na força muscular.
Nas mulheres, o nutriente é ainda mais essencial, pois após a menopausa, a redução nos níveis de estrogênio diminui a ação da vitamina, bem como a absorção do cálcio pelos ossos.
Manter os níveis adequados destes nutrientes podem prevenir a osteoporose e reduzir a incidência de fraturas ósseas.

EFEITOS DA VITAMINA D NO SISTEMA IMUNOLÓGICO
A vitamina D,assim como Complexo B (vitamina B) e vitamina B12 exerce um importante papel de fortalecimento do sistema imunológico. Esse nutriente está associado não somente à prevenção de doenças autoimunes, como também ao tratamento destas. Entre elas, estão: esclerose múltipla, lúpus eritematoso sistêmico e doença inflamatória intestinal.
– Vitamina D na saúde da mulher
Contribui para a prevenção da Síndrome dos Ovários Policísticos, da endometriose e da infertilidade.
Além disso, durante a gestação, a vitamina é responsável por prevenir complicações no parto, baixo peso fetal e a diabetes gestacional, bem como auxiliar em melhores resultados da fertilização in vitro.
Já após a menopausa, ela é essencial na manutenção dos níveis de fósforo e cálcio no sangue.

Mais alguns benefícios:
· Regula a presença de cálcio e ferro no sangue;
· Controla a pressão arterial e as funções cardíacas;
· Favorece a força muscular;
· Previne a calvície;
· Combate doenças autoimunes;
· Regula a secreção de insulina;
· Auxilia no fortalecimento dos ossos.
Então busque orientação do seu nutricionista, pratique atividades físicas e viva melhor.
Fiquem com Deus e até a próxima.
Fonte: Diego Motta

Campartilhe.

Comentários desativados.