Nível do rio Paraíba sobe e já atinge o cais da Lapa, em Campos dos Goytacazes, no RJ

0

Defesa Civil Municipal continua em estágio de atenção

O nível do Rio Paraíba subiu e já atingiu o cais da Lapa, em Campos, na manhã desta quinta-feira (26). De acordo com a Defesa Civil municipal, a cota do rio nesta manhã era de 8.43m, dois metros abaixo da cota de transbordo, que é 10.40m. O órgão está em estágio de atenção desde o último dia 24, quando o Paraíba começou a subir. Mas tem expectativa de que o nível comece a baixar nas próximas horas.

Segundo a Defesa Civil, o estágio de atenção se deve pelo aumento da vazão da Usina Hidrelétrica da Ilha dos Pombos, em Além Paraíba-MG, na altura de Carmo-RJ, na divisa do Rio de Janeiro com Minas Gerais, no Sul Fluminense. Na última madrugada, essa vazão, que até então era de 350 metros cúbicos por segundo, subiu para 1.300 metros cúbicos por segundo (aumento de 950 metros cúbicos por segundo).

O órgão informou ainda que faz o monitoramento à montante (rio acima) do Paraíba, desde o Estado de São Paulo, e também do Muriaé, em Minas Gerais. “No momento, com o atual nível dos dois rios, ainda não existe qualquer alerta para as famílias ribeirinhas”, disse o coordenador da Defesa Civil Municipal, Edison Pessanha.

Previsão do tempo — De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), nesta quinta-feira há uma chance pequena de pancadas de chuva localizadas que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a partir da tarde.

Na sexta (27), a probabilidade de chuva é de 80%. Já no sábado e domingo a possibilidade de chover é de apenas 5%. Fonte: Terceira Via – fotos: Silvana Rust

Campartilhe.

Comentários desativados.